Visão geral

Visão geral

The War experience Season 2 Ep 1 : The German Lineol toys

The War experience Episode 5: The postwar Vopo

The War experience Episode 2 : The American 1943 M1 helmet

The War experience Episode 1: Japanese meatball flag

The War experience episode 4: The British gasmask

Viagem a Hamburgo

Começamos aqui com o memorial da primeira guerra mundial situado Rathaus Markt.
De seguida Uma das duas flaktowers sobreviventes em hamburgo, esta foi transformada em edificio de escritorios, e no ultimo andar está clube nocturno



Aqui podem ver de fundo o Rathaus( camara municipal ) o edificio foi um dos poucos a sobreviver aos bombardeamentos que desvastaram hamburgo, apenas uma pequena parte da torre do relogio foi destruida

De seguida temos a Catedral de sºNikolau, apenas uma sombra do que havia sido, havendo sido destruida durante os violentos bombardeamentos, no pós guerra foi decidido nao reconstruir, entao as ruinas permanecem hoje um memorial.







Passamos para um bunker da luftchutz, agora transformado em restaurante portugues( muito bom ), este bunker fica situado em  Hafen city, junto á comunidade portuguesa.



Outro bunker da Luftchutz visto ao fundo.



Vamos agora passar ao campo de concentração de neuengamme, fica situado nos arredores da cidade de hamburgo, antigamente sendo um dos maiores campos de trabalho na alemanha, hoje está aberto ao publico e é gratuito como todos os outros campos ainda existentes.

.


Neste dia estavam -8 graus, o frio era tanto que congelou por completo o riacho que passava por  baixo da ponte de entrada, ainda se podia ver zonas que continham neve e gelo.


Mais fotos de Neuengamme









Nas fotos a seguir podem ver os restos do centro de detenções, de 1942-1945 foram mortas neste local um total de 519 pessoas (homens e mulheres)




Mais do campo de Neuengamme


Vamos agora um dos edificios onde existe uma exposiçao interior, havia sido a sala da fornalha, onde se trabalha na moldagem do aço para construção bélica, neste campo efectuava-se a construção de diversas armas incluindo a bem conhecida walther p38.
No centro da sala podem ser vistos artefactos encontrados em escavações em redor do campo.










De Novo no exterior, deslocamo-nos para o edificio principal, que havia sido as casernas dos prisioneiros de guerra, principalmente ingleses.







Estando já no interior do edificio principal, vamos nos dirigir primeiro á cave, local para onde eram dirigidos os prisioneiros de guerra, em caso de bombardeamento.








No rés do chão, na exposição principal, um dos portões e poste electrificado originais ainda existentes.





Passamos agora á secção de items pessoais deixados pelos prisioneiros, podem ser vistos desde relógios, máquinas fotográficas, pulseiras e pins, documentos etc...









Beliche do aquartelamento dos prisioneiros de guerra


Caixa de cartão da cruz vermelha dinarmarquesa
Todos os items anteriores e os seguintes encontram-se em vitrines seladas herméticamente e a temperatura amena, para impedir a degradação dos items.




Prosseguimos novamente com os items pessoais, entre eles cutelaria e uniformes dos prisoneiros.









Alguns dos instrumentos de trabalho utilizados pelos prisioneiros de guerra


Recordo que este era um campo de trabalho e não de morte, aqui eram produzidas principalmente armas.
Aqui estão estas algumas das que foram produzidas, gewehr43, detonadores e uma navalha



 Passando agora ao modo como os prisioneiros passavam o tempo.
Os mesmos praticavam diversos passatempos, desde jogar ás cartas, convivio, mas o mais interessante era a literatura e trabalho artesanal.


Os lavatórios dos prisioneiros

Uma maca de transporte médico



Passamos agora aos únicos vestigios existentes das cabanas originais, antes de serem construidas as de tijolo.





Mais alguns items pessoais dos prisioneiros do campo.




Saindo do complexo principal, vamos agora as garagens SS e ao seu interior, poderão ver muitos items que foram deixados no local, que foram preservados.
                                                                       



                                                                            
                           Vamos agora ao interior das garagens




                                    Sem dúvida o meu item favorito, esta bela máquina de escrever SS, poderão verificar na tecla 3, o que fazia distinguir esta máquina de muitas outras da época


                                              Mais algumas fotos do interior das garagens SS






  Terminada a visita ao interior da garagem, temos mais algumas fotos dos exterior do campo, enquanto caminhamos em direcção ao local possivelmente mais arrepiante do campo.




  Chegamos agora á parte mais arrepiante de todas, ao vermos um dos vagões originais usados no transporte de prisioneiros é impossivel não sentirmos um calafrio, ao pensarmos nas pobres almas que aqui chegaram dentro destes vagões sobrelotados.






                                                                            

E aqui damos por concluida a visita  ao campo de concentração de neuengamme e também a Hamburgo, espero que tenham gostado, porque eu adorei.